quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Encontro Ibérico de Coros

Com esta denominação, recebeu o Chorus Auris, os seus congéneres da Catalunha, Cor Gregal dels Lluïsos de Gràcia, que de 1 a 4 de Novembro, retribuiram a ida do Chorus Auris a Barcelona em 2011, encerrando assim o 1º intercâmbio entre os dois coros.
Tentando fazer uma pequena resenha do que foi este intercâmbio, comecemos pelo dia 1, com a chegada ao aeroporto de Lisboa do Cor Gregal, onde era esperado por alguns elementos do Chorus Auris.
Seguiu-se a viagem de autocarro até Fátima, onde fizeram uma paragem para visita.
Pelas 18,30h, foram recebidos na sede da AMBO, com um pequeno beberete de boas vindas, em que a preferência foi para a gastronomia regional da época, a que não faltou o "bolinho" .
Depois de algumas apresentações, fez-se a distribuição dos visitantes pelas familias de acolhimento.
Dia 2 de manhã, receção oficial no Município de Ourém com troca de lembranças; visita ao Centro Histórico de Ourém.
Pela tarde saída para Tomar para visita ao Convento de Cristo, e concerto no auditório Lopes Graça, com o Cor Gregal e o Coro Canto Firme de Tomar.
Dia 3 de manhã, saida para visita às grutas de Mira d'Aire e Mosteiro da Batalha, com regresso a Ourém ao fim da tarde para o momento alto deste intercâmbio, o concerto na Igreja da Colegiada de Ourém, com atuação do Chorus Auris e do Cor Gregal.
Dia 4 de manhã, saida para Lisboa com a ida de quase todos os elementos do Chorus Auris, para uma visita guiada ao Mosteiro dos Jerónimos e zonas limitrofes.
À tarde, pequena visita de autocarro, passando, na medida do possivel, pelas zonas mais mediáticas da capital, com o nosso presidente a exercer as funções de guia, com conhecimento de causa, e que terminou no Parque das Nações, para um pequeno desentorpecimento.
Daqui, saida para o aeroporto, formalidades de embarque, cantares de despedida, e uns de volta a Ourém, outros de regresso a Barcelona.
Talvez todos com vontade de que este intercâmbio se repita!